sexta-feira, 16 de julho de 2010

ANCIÃO - HEBRAICO - CONSELHEIRO

ANCIÃO - HEBRAICO - CONSELHEIRO

PRESBITERO – GREGO - ADMINISTRADOR

BISPO - LATIM - PRESIDENTE (EPISKOPE(EPISCOPADO) OFÍCIO DE BISPO

PASTOR -------- No hebraico, raaK, palavra que figura por setenta e sete vezes no particípio, onde tem o sentido de pastor no grego poimén vocábulo que ocorre por dezoito vezes no sentido literal, um “pastor” é alguém que cuida dos rebanhos de ovelha – com base na idéia de que o pastor é um protetor e líder do rebanho, surgiu o conceito de Deus como o pastor de Israel. Ex Isaías 40:11

PRESBITERO – Palavra portuguesa, que é transliteração do termo; grego-presbítero – “ancião” “velho”. Na igreja primitiva esse titulo era usado de modo intercambiável com outros dois “bispo e pastor”. Todavia, isso não quer dizer que não houvesse anciãos dirigentes que tinham autoridade sobre territórios, e não meramente sobre congregações locais.

OS APÓSTOLOS foram os primeiros anciãos que dirigiram territórios, que também podiam ser chamados bispos (supervisores). Com o tempo, houve anciãos como o Timóteo e Tito, que certamente exerciam autoridade sobre áreas e não apenas sobre igrejas locais. Isso explica porque aqueles três termos <PRESBITEROS> (OU ANCIÃO) BISPO (OU SUPERVISORES) E PASTOR, eram usados de modo intercambiável (cada um deles enfocando alguma faceta do ministério pastoral)

Atualmente conserve-se que cada pastor é dirigente de uma igreja local, mas isso não se verifica no próprio Novo Testamento, e nem pode ser demonstrado pela história eclesiástica antiga, como as citações dos pais da igreja no século II D.C..

Mais, a passagem do tempo, esses três termos começaram a receber significados especiais, e passaram a ser distinguidos uns dos outros. Hoje temos uma situação em que ou um presbítero é um padre, ou então, ocupa um cargo indefinido, em certas igrejas evangélicas que não chega a equiparar-se com a autoridade de um pastor. Na igreja presbiteriana, trata-se de um clérico ordenado (um ancião que ensina) ou um leigo (um ancião que governa). O conjunto dos presbíteros, naquele grupo protestante, forma o corpo governante da igreja. Esse é um tipo de governo eclesiástico conhecido como presbiteriano ou seja, o governos dos “anciãos”. Ali não impera a democracia, mas uma oligarquia, isto é o governo de poucos.

No começo não havia diferença entre um presbítero e um bispo (eram apenas títulos diferentes para um mesmo oficio). Mas depois um presbítero podia desempenhar o papel de um bispo, se lhe fosse dado autoridade “temporária” para tanto. Assim os presbíteros podiam batizar e administrar a ceia do Senhor. Os presbíteros prestavam contas ao bispo e estavam sob a sua autoridade. Os presbíteros ajudavam no governo das igrejas como uma espécie de senado ou concilio, sobre autoridade episcopal e, com a passagem do tempo, o oficio do presbítero tomou afeição do oficio de um padre. Por esta razão, a segunda das ordens maiores das igrejas católicas romanas, anglicanas e ortodoxas oriental é descendente direta dos antigos presbíteros.

Após o século II D.C., os presbíteros não tinham o direito de ordenar outros, era a opinião de João Wesley que originalmente, essa fora uma dessas funções, até mesmo nos tempos neo-testamentárias. Por esse motivo, os presbíteros metodistas eram criados mediante a imposição de mãos em mãos de outros presbíteros.

Nos grupos evangélicos de governo eclesiástico democrático como os batistas e outros, a palavra “pastor” envolve todos os demais títulos. Os pastores também são bispos ou supervisores e os presbíteros “anciãos”.


Pr. Sisteval Gomes de Araújo

16 de Julho de 2.010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSSE DO PASTOR ALÍRIO FERREIRA BARBOSA JUNIOR

Pelo motivo do falecimento do saudoso Pr Sisteval Gomes de Araújo que apascentou por 46 anos desde quando fazíamos parte do Ministério Re...