sábado, 17 de maio de 2014

POR QUE JESUS AO CURAR O CEGO DE BETSAIDA RECOMENDOU QUE ELE NÃO ENTRASSE NA ALDEIA, OU NO POVOADO?



POR QUE JESUS AO CURAR O CEGO DE BETSAIDA RECOMENDOU QUE ELE NÃO ENTRASSE NA ALDEIA, OU NO POVOADO?
Vamos ao texto bíblico. Eles foram para Betsaida, e algumas pessoas trouxeram um cego a Jesus suplicando-lhe que tocasse nele. Ele tomou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Depois de cuspir nos olhos do homem e impor-lhe as mãos, Jesus perguntou: “Você está vendo alguma coisa?” Ele levantou os olhos e disse: “Vejo pessoas; elas parecem árvores andando”. Mais uma vez, Jesus colocou as mãos sobre os olhos do homem. Então seus olhos foram abertos, e sua vista lhe foi restaurada, e ele via tudo claramente Jesus mandou-o para casa dizendo não entre no povoado! {Marcos 8:22-26}.
Tive a oportunidade de ouvir um determinado “apostolo” em suas operações de milagres dizer que não conhece nem uma igreja igual a dele para fazer milagres. Vejo nisto um pouco de vaidade, o que não acontecia com Jesus.
No caso de Jesus, ele não estava interessado a auto se projetar, pois vemos que muitos dos que foram curados por Ele, eram recomendados a não falar ao povo. No mesmo evangelho de Marcos, Jesus e os seus discípulos dirigiram-se para os povoados nas proximidades de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou: “Quem o povo diz que eu sou?”.           
“Eles responderam:” “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, um dos profetas”. E vocês? Perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?”. Pedro respondeu. “Tu és o Cristo”. Jesus os advertiu que não falassem a ninguém a seu respeito. {Marcos 8:27,30}.
Jesus como Filho de Deus, embora sendo DEUS, não considerou que o ser igual a Deus, era algo a que devia a pegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu um nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a gloria de Deus Pai. {Filipenses 2:6,11}
Em muitas outras ocasiões, Jesus realizou milagres, e pediu que não falassem do que ele fez. Marcos registra que Jesus foi para os arredores de Tiro e de Sidom. Entrou numa casa e não queria que ninguém o soubesse; contudo, não conseguiu manter em segredo a sua presença. Uma mulher ouviu falar dele, foi a sua procura, pois, a sua filha estava com um espírito imundo, veio e lançou-se aos seus pés. A mulher era grega, sirofenícia de origem, e rogava a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. Ele lhe disse: “Deixe que primeiro os filhos comam até se fartar; pois não é correto tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”. Ela respondeu: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças”. Então ele lhe disse: “Por causa desta resposta, você pode ir; o demônio já saiu da sua filha”. Ela foi para casa e encontrou sua filha deitada na cama e o demônio já deixara. {Marcos 7:24,30}. Observe que Jesus estava em um determinado lugar, e não queria que ninguém o soubesse. {v.24}.
Conteúdo
Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.
Marcos também registra a cura de um surdo e gago. A seguir Jesus saiu dos arredores de Tiro e atravessou Sidom, até o mar da Galiléia e a região de Decápolis. Ali algumas pessoas lhe trouxeram um homem que era surdo e mal podia falar, suplicando que lhe impusesse as mãos. Depois de levá-lo à parte, longe da multidão, Jesus colocou os dedos nos ouvidos dele. Em seguida, cuspiu e tocou na língua do homem. Então voltou os olhos para o céu e, com um profundo suspiro, disse-lhe: “EFATÁ”, que significa “abra-se!” Com isso, os ouvidos do homem se abriram, sua língua ficou livre e ele começou a falar corretamente. Jesus ordenou-lhes que não o contassem a ninguém. Contudo, quanto mais ele os proibia, mais eles falavam. O povo ficava simplesmente maravilhado e dizia: “Ele faz tudo muito bem. Faz até o surdo ouvir e falar”. {Marcos 7:31,36}
No evangelho de Mateus encontramos que Jesus estava indo a uma sinagoga de fariseus, e estava ali um homem com uma mão atrofiada. Procurando os fariseus um motivo para acusar Jesus, eles lhe perguntaram: “É permitido curar no sábado?” Ele lhes respondeu: Qual de vocês se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá? Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado. Então ele disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada, ficou boa como a outra. Então os fariseus saíram e começaram a conspirar sobre como poderiam matar Jesus. {Mateus 12:9,13 - v.15 ao 21} Diz: sabendo disso, Jesus retirou-se daquele lugar. Muitos o seguiram, e ele curou todos os doentes que havia entre eles, advertindo-os que não dissessem quem ele era. Isso aconteceu para se cumprir o que fora dito pelo profeta Isaías: Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações. Não discutirá nem gritará; ninguém ouvirá sua voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça. Em seu nome as nações porão sua esperança”.
Numa certa ocasião dois cegos e um mudo seguiram Jesus, clamando: “Filho de Davi, tem misericórdia de nós! Entrando ele em casa, os cegos se aproximaram, e ele lhes perguntou: “Vocês creem que eu sou capaz de fazer isso”? Eles responderam: “Sim, Senhor”! E ele, tocando nos olhos deles, disse: Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm! E a visão deles foi restaurada. Então Jesus os advertiu severamente: “Cuidem para que ninguém saiba disso”. Eles, porém, saíram e espalharam a notícia por toda aquela região. {Mateus 9:27,31}.
Quando Jesus curou a filha de Jairo, os pais dela ficaram maravilhados; Mas Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinha acontecido. {Lucas 8:56}.
Um leproso aproximou-se de Jesus e suplicou-lhe de joelhos: “Se quiseres podes, purificar-me”! cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado!” Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado. Em seguida Jesus o despediu, com uma severa advertência: Olhe não conte isso a ninguém. Mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho. Ele, porém, saiu e começou a tornar público o fato, espalhando a notícia. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente em nenhuma cidade, mas ficava fora, em lugares solitários. Todavia, assim mesmo vinha a ele gente de todas as partes. {Marcos 1:40,45}.
Quando Jesus curou o paralitico lá no tanque de Betesda , a Bíblia diz que Jesus desapareceu no meio da multidão. Diz o texto sagrado que o homem não tinha ideia de quem era ele, pois Jesus havia desaparecido. Ele estava sendo procurado pelos doutores da lei, porque o milagre da cura daquele paralitico foi realizada no sábado. Diziam eles: Hoje é sábado, não lhe é permitido carregar a maca. Mas ele respondia: “O homem que me curou me disse: “Pegue a sua maca e ande”. Depois de algum tempo foi que ele encontrou-se com Jesus no templo. Daí, ele foi contar aos judeus que fora Jesus quem tinha curado. {João 5:!,14}
No caso da cura do cego de nascença, Jesus também só aparece quando o eis cego foi expulso. Foi quando Jesus perguntou a ele: Você crê no Filho do homem? Perguntou ele: “Quem é ele Senhor, para que eu nele creia?” Disse Jesus: “Você já o tem visto. É aquele que está falando com você”. Então o homem disse: “Senhor, eu creio”. E o adorou. {João 9:!,38}
Qual a razão levava Jesus, se comportar desta forma, não querendo se apresentar ao público e ainda pedia aos que eram curados, a não divulgarem os milagres operados por ele?
Podemos crer que aquele período, do ministério de Jesus, ainda não era o tempo da sua morte. Mesmo sabendo, que ele haveria de ser morto não ia ele antecipar a sua morte, pois a ira dos judeus contra ele era muito grande, mesmo porque Jesus, não era o messias esperado por eles. Eles esperavam um messias político que governasse Israel como eles desejavam, vem um Messias, pobre, nascido em uma manjedoura, filho de um carpinteiro, uma mãe pobre e camponesa, um Messias que fere os princípios da lei dada por Moisés, curando cegos, coxos, paralíticos, leprosos, expulsando demônios, comendo com pecadores, permitindo que prostituta lavasse os seus pés e todos estes atos realizados nos sábado?
Este “Messias“ têm que morrer!
Quando chegamos no evangelho de João, daí para frente podemos ver, que Jesus tem mensagens duras para eles. Chegou o momento de Jesus ser apresentado. Quando os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas a João, para lhe perguntarem quem ele era? Ele confessou e não negou; declarou abertamente: “Não sou o Cristo”. Perguntaram-lhe “E então, quem é você? É Elias? Ele disse: “Não sou”. É o profeta? Ele respondeu: “Não”. Finalmente perguntaram: “Quem é você”? Dê-nos uma resposta, para que a levemos àqueles que nos enviaram. Que diz você acerca de si próprio? João respondeu: com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Façam um caminho reto para o Senhor”. Alguns fariseus que tinham sido enviados interrogaram-no “Então, por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o profeta? Respondeu João: “Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem. “Ele é aquele que vem depois de mim, e não sou digno de desamarrar as correias de suas sandálias”. Tudo isso aconteceu em Betânia, do outro lado do Jordão onde João estava batizando. No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim. Eu mesmo não o conhecia, mas por isso é que vim batizando com água; para que ele viesse a ser revelado a Israel. Então João deu o seguinte testemunho: “Eu vi o Espírito descer dos céus como pomba e permanecer sobre ele. Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: “Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é que batiza com Espírito Santo”! Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus”. {João 1:19,35}
No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passando disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus!” Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram Jesus. Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: “O que vocês querem?” Eles disseram: “RABI” {que significa “MESTRE”} “Onde estás hospedado?” Respondeu ele: “Venham e verão”. Então foram, por volta das quatro horas da tarde, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido Jesus. O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: “Achamos o Messias” {isto é, o Cristo}. E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: “Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas” {que traduzido é “Pedro”} {João 1:35,42}.
No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: “siga-me”. Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou Natanael: “Nazaré”? Pode vir alguma coisa boa de lá? Disse Filipe: “Venha e veja”. Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”. Perguntou Natanael: De onde me conheces? Jesus respondeu: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar”. Então Natanael declarou: “Mestre”, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!”. Jesus disse: “Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa!”
E então acrescentou: “Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. {João 1:43,51}
Não foi tão fácil o povo crer, e receber Jesus como o Filho de Deus, como até hoje ele continua sendo rejeitado por milhões de pessoas no mundo. Então, nos dias do seu ministério aqui na terra, a Bíblia diz que ele veio para o que era seu, mas os seus não os receberam. {João 1:11}
Como nos dias atuais, muitos querem Jesus, por interesse próprio, pensando nos bens terrestres, para ficarem bem de vida, assim também, foram os dias de Jesus aqui na terra.
Podemos ver, que quando Jesus multiplicou os cinco pães e os dois peixinhos, quase cinco mil pessoas foram alimentadas, e sobraram doze cestos, pelo milagre operado por Jesus, Ele recebeu elogios. A Bíblia registra que depois que eles viram o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: “Sem duvida este é o Profeta que devia vir ao mundo”. Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei a força, retirou-se novamente sozinho para o monte. {João 6:1,15}
No dia seguinte, a multidão que tinha ficado no outro lado do mar percebeu que apenas um barco estivera ali, e que Jesus não havia entrado nele com os seus discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. Então alguns barcos de Tiberíades aproximaram-se do lugar onde o povo tinha comido o pão após o Senhor ter dado graças. Quando a multidão percebeu que nem Jesus nem os discípulos estavam Ali, entrou nos barcos e foi para Cafarnaum em busca de Jesus. {João 6:22,24}.
Chegou o momento de Jesus provar a eles, que o interesse que eles tinham de ver Jesus, não era com o desejo de andar com ele.
Quando o encontraram do outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Mestre, quando chegastes aqui?” Jesus respondeu: “A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação. Então lhe perguntaram: O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta; crer naquele que ele enviou”. Então lhe perguntaram: “Que sinal miraculoso mostrarás para que o vejamos e creiamos em ti? Que farás? “Os nossos antepassados comeram o maná no deserto; como está escrito: Ele lhes deu a comer pão dos céus”. Declarou-lhes Jesus: “Digo-lhes a verdade”. Não foi Moisés quem lhes deu pão do céu, más é meu Pai quem lhes dá o verdadeiro pão do céu. “Pois, o pão de Deus é aquele que desceu do céu e da vida ao mundo”. Disseram eles: “Senhor, dá-nos sempre desse pão!” Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem Amim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. Mas, como eu lhes disse, vocês me viram, mas ainda não creem. Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. Pois desci  dos céus, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: Que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas ressuscite no ultimo dia. “Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no ultimo dia”. Com isso os judeus começaram a criticar Jesus porque dissera: “Eu sou o pão que desceu do céu”. E diziam: Este não é Jesus, o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como ele pode dizer: “Desci do céu”? Respondeu Jesus: “Parem de me criticar”. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou, não o atrair, e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas; Todos serão ensinados por Deus! Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm  a mim. Ninguém viu o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; somente ele viu o Pai. Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os seus antepassados comeram o maná no deserto, mas morreram. Todavia, aqui está o pão que desce  do  céu para  que  não  morra  quem  dele  comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu Se alguém comer deste pão viverá para sempre. “Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”. Então os judeus começaram a discutir exaltadamente entre si.: Como pode este homem nos oferecer a sua carne para comermos?” Jesus lhes disse: “Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem  o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no ultimo dia.  Pois a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa. Este é o pão que desceu do céu. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre”. Ele disse isso quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum. {João  6:25,59}


MUITOS DISCÌPULOS ABANDONARAM JESUS DEPOIS DE TEREM OUVIDO ESTA PALAVRA.
Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: “Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?” Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram; Jesus lhes disse “Isso os escandaliza? Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes? O Espírito da vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. Contudo, alguns de vocês que não creem. Pois Jesus sabia desde o principio quais deles não criam e quem o iria trair. E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto seja dado pelo Pai”. Daquela hora em diante, alguns dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também não querem ir”? Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos”? Tu tens as palavras de vida eterna. “Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”. Então Jesus respondeu: “Não fui eu que escolhi os Doze”? “Todavia, um de vocês é um diabo”! {Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, que, embora fosse um dos Doze, mais tarde haveria de traí-lo}. {João 6:60,71}
Depois disso Jesus percorreu a Galiléia, mantendo-se deliberadamente longe da Judéia, porque ali os judeus procuravam tirar-lhe a vida. Mas, ao se aproximar a festa judaica das cabanas, os irmãos de Jesus lhe disseram: Você deve sair daqui e ir para a Judéia, para que os seus discípulos possam ver as obras que você faz. Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. “Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo”. Pois, nem os seus irmãos criam nele. Então Jesus lhes disse: “Para mim ainda não chegou o tempo certo; para vocês qualquer tempo é certo. O mundo não pode odiá-los, mas a mim odeia porque dou testemunho de que o que ele faz é mau. “Vão vocês à festa; eu ainda não subirei a esta festa, porque para mim ainda não chegou o tempo apropriado”. Tendo dito isso permaneceu na Galiléia. Contudo, depois que os seus irmãos subiram para a festa, ele também subiu, não abertamente, mas em segredo. Na festa os judeus o estavam esperando e perguntavam: “Onde está aquele homem”? Entre a multidão havia muitos boatos a respeito dele. Alguns diziam: “É um bom homem”. Outros respondiam: “Não, ele está enganando o povo”. Mas ninguém falava dele em público, por medo dos judeus. {João 7:1,13}.
Então, concluímos que a razão de Jesus recomendar ao cego, {a não entrar no povoado} depois de estar curado, assim como em outros casos conforme os relatos bíblicos, ele mesmo não aparecendo em público para não ser visto; havia uma razão. Ele tinha uma missão a cumprir, e sabia que muitos não iam crer nele. E ele não ia antecipar a sua morte. Podemos ver no capítulo 17 do evangelho de João Jesus em sua oração ao Pai, ele nos dá o exemplo, quando ele diz: Pai! chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique. v.1. No capitulo 18 Jesus é preso. É levado a Pilatos. No capitulo 19 Jesus é condenado à crucificação, morte e sepultamento. Capítulo 20 a ressurreição. Voltando ao capítulo 12 do evangelho de João, v.v. 20 ao 50, Jesus prediz a sua morte.

Textos bíblicos
1 - Marcos 8:22,26                                6 – Mateus -9: 27,34
2 - Marcos 7:31,37                                7 - Mateus 12: l5
3 - Marcos 5:35,43                               8 - João 5:13,15
4-Mateus 8:1,4                                     9 - João 9:1,37

5 - Marcos 1:40,45                               10 - João 7: 1,13

4 comentários:

  1. Que o Espírito Santo propague este ensinamento aos corações que tem sede de Justiça. Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida. Este estudo deixa-me mais consciente de tal fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem!
      Obrigado meu querido pelo comentário.
      Que a tua vida seja cada dia mais edificada com as coisas de Deus para que também outros através do amado cheguem ao conhecimento da verdade.
      Graça e Paz!

      Excluir
  2. Que Glória, Jesus é maravilhoso demais. Que Deus continue abençoando vocês com essas iniciativas, os capacitando sempre!

    ResponderExcluir

POSSE DO PASTOR ALÍRIO FERREIRA BARBOSA JUNIOR

Pelo motivo do falecimento do saudoso Pr Sisteval Gomes de Araújo que apascentou por 46 anos desde quando fazíamos parte do Ministério Re...