sexta-feira, 16 de julho de 2010

DOUTRINA DE DEUS

DOUTRINA DE DEUS

A Existência:

Para eu crer na Bíblia preciso também crer que Deus existe: Quem é Deus? Deus é espírito infinito, eterno, imutável, poderoso em quem tudo fora criado, por quem todas as coisas tem começo e fim.
Todas as pessoas de qualquer lugar tem uma profunda intuição de que Deus existe, de que são criaturas de Deus. E de Ele é seu criador. A Bíblia não questiona sua existência e ela afirma ser tolice dizer, não há Deus. Esta é a causa de toda corrupção e maldade do gênero humano – Sl 14 e Sl 53.
Na vida do cristão essa intima consciência de Deus se torna mais forte – Rm 8:15, passamos a conhecer Deus como nosso Pai celeste.

Creio em Deus pelos seus atributos:
Deus se manifesta de várias maneiras as suas criaturas e são inseparáveis da idéia de Deus e que constituem a base e fundamento para suas várias manifestações, as suas criaturas. São chamados de atributos porque somos obrigados a atribuí-los a Deus como qualidades fundamentais ou poderes de seu ser.
Deus se comunica. Tem atributos comunicáveis. Ele é justo dizer que Deus, é justo é afirmar que ele faz sempre o que é direito e conforme seu caráter. A santidade de Deus torna-se uma justiça punitiva para os que resistem, para os que se identificam com o pecado. Logo Deus é justiça, verdade e fidelidade. Sl 1:1,6 – I Sm 15:29 – Tt 1:2 – I Co 1:9 – II Co 1:18,22 – I Pedro 23:24.

Atributos Incomunicáveis – São aqueles atribuídos a Deus que ele não compartilha conosco ou não nos comunica.
Deus é infinito – Atos 17:24
Deus é onipresente - Não pode haver limites à sua presença.
Deus é Onisciente.
Deus é imutável. Tg 1:17.
Deus é Onipotente. Creio que Deus é Espírito, não é composto de matéria e não possui uma natureza física. João 4:24 – 1:18 – I Tm 1:17

Creio na imanência e a transcendência de Deus.
Ele está presente e ativo dentro de sua criação e dentro da raça humana. Jeremias 23:24.
Deus não é limitado e essa é a razão de não termos capacidade de
compreende-lo, pois sua santidade e bondade vão muito além das nossas ou incomparável. Isaías 1:5.
Sua vontade é livre e independente e pela sua soberania entendemos o seu direito e autoridade suprema para fazer o que quer com tudo o que foi criado.

Creio que Deus tem seus planos desde a eternidade. Sl 139:16.
Creio que Deus manifesta seu propósito dentro da história. II Tm 1:10.
Creio que o propósito no plano de Deus é a sua glória. Ef 1:5,6.

Pr. Sisteval Gomes de Araújo
16 de Julho de 2.010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSSE DO PASTOR ALÍRIO FERREIRA BARBOSA JUNIOR

Pelo motivo do falecimento do saudoso Pr Sisteval Gomes de Araújo que apascentou por 46 anos desde quando fazíamos parte do Ministério Re...